Módulos Isolados:
Pacotes e módulos com teoria
abordada de forma objetiva e direta ponto a ponto do seu edital, de
acordo com avaliação pedagógica do professor. Trata-se de pacote
predominantemente teórico, podendo conter exercícios de fixação.
PORTUGUÊS
Leitura e compreensão de
textos variados.
Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo,
argumentativo.
Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos
básicos.
Métodos de argumentação: indução, dedução, dialética. Coesão e coerência:
mecanismos, efeitos de sentido no texto.
Relação entre as partes do texto:
causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização,
particularização.
Conectivos: classificação,
uso, efeitos de sentido.
Coordenação e
subordinação: classificação, usos no texto.
Verbos: pessoa, número,
tempo e modo. Vozes verbais. Transitividade verbal e nominal.
Estrutura, classificação e
formação de palavras. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese,
ironia. Gradação, ênfase.
Acentuação. Crase.
MATEMÁTICA
Números e Operações: Operações com números reais.
Múltiplos, divisores e números primos.
Porcentagem.
Médias.
Resoluções de
equações, inequações e sistemas de 1° e 2° graus.
Função Afim, Quadrática, Exponencial
e Logarítmica.
Progressões Aritméticas e Geométricas.
Análise Combinatória.
Espaço e Forma: Plano Cartesiano.
Polígonos convexos: relações angulares e
lineares.
Semelhança de figuras planas.
Relações métricas e trigonométricas num
triângulo retângulo.
Relações trigonométricas num triângulo qualquer.
Grandezas
e Medidas: Problemas envolvendo sistemas de medidas.
Comprimento da
circunferência.
Cálculo de áreas das principais figuras planas.
Áreas e volumes
dos principais sólidos geométricos.
Tratamento da Informação: Construção e
interpretação de tabelas e gráficos.
Noções básicas de Estatística.
Probabilidade
Conhecimentos
Específicos para PROFESSOR DE-1 – EDUCAÇÃO INFANTIL AO 5° ANO - Alguns tópicos ainda estão em gravação
Educação no
mundo atual.
Relacionamento professor e aluno.
Função e papel da escola.
Problemas de aprendizagem.
Fatores físicos, psíquicos e sociais.
Recreação:
atividades recreativas.
Aprendizagem: leitura e escrita.
Didática: métodos, técnicas, recursos e material
didático.
Processo ensino-aprendizagem: avaliação.
Planejamento de aula e avaliação de aprendizagem.
Desenvolvimento da linguagem oral, escrita, audição e
leitura, métodos, técnicas e habilidades. Instrumentos e atividades
pedagógicas.
Métodos de alfabetização.
Tendências pedagógicas.
Papel do professor.
Decroly, Maria
Montessori, Freinet, Rousseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire e Herbart.
Psicologia da Educação.
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento.
Didática Geral.
Constituição Federal referente a Educação.
Referências Curriculares Nacionais para Educação
Infantil. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental;
Constituição Federal 1988: Título I (Dos Princípios
Fundamentais) e Título VIII, Capítulo III (Da Educação).
Lei nº 9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (atualizada);
Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do
Adolescente.