Módulos Isolados:
Pacotes e módulos com teoria
abordada de forma objetiva e direta ponto a ponto do seu edital, de
acordo com avaliação pedagógica do professor. Trata-se de pacote
predominantemente teórico, podendo conter exercícios de fixação para os cargos de PI 4 ( Português, Matemática, História , Geografia , Ciências etc), Orientador Educacional e Supervisor Educacional.
PORTUGUÊS
Leitura e compreensão de
textos variados.
Modos de organização do discurso: descritivo, narrativo,
argumentativo.
Gêneros do discurso: definição, reconhecimento dos elementos
básicos.
Métodos de argumentação: indução, dedução, dialética.
Coesão e coerência:
mecanismos, efeitos de sentido no texto.
Relação entre as partes do texto:
causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização,
particularização.
Conectivos: classificação,
uso, efeitos de sentido.
Coordenação e
subordinação: classificação, usos no texto.
Verbos: pessoa, número,
tempo e modo. Vozes verbais. Transitividade verbal e nominal.
Estrutura, classificação e
formação de palavras. Metáfora, metonímia, hipérbole, eufemismo, antítese,
ironia. Gradação, ênfase.
Acentuação.
Crase.
Pontuação: regras, efeitos
de sentido. Recursos gráficos: regras, efeitos de sentido.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Fundamentos da Educação;
Concepções e tendências pedagógicas contemporâneas; Decroly, Maria Montessori,
Freinet, Rousseau, Vygotsky, Piaget, Paulo Freire e Herbart.
Relações socioeconômicas e
político-culturais da Educação;
Processo
ensino-aprendizagem: o papel do educador, do educando, da sociedade;
Avaliação; Educação
inclusiva; Educação e direitos humanos, democracia e cidadania;
A função social da escola;
Inclusão educacional e respeito à diversidade; Didática e organização do
ensino;
Saberes escolares,
processos metodológicos e avaliação da aprendizagem;
Novas tecnologias da
informação e comunicação e sua contribuição com a prática pedagógica;
Currículo: planejamento,
seleção e organização dos conteúdos. Planejamento: a realidade escolar; o
projeto pedagógico da escola;
Parâmetros Curriculares
Nacionais para o Ensino Fundamental; Constituição Federal 1988: Título I (Dos
Princípios Fundamentais) e Título VIII – Capítulo III (Da Educação); Lei nº
9.394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (atualizada);
Lei nº 8.069/90 – Estatuto
da Criança e do Adolescente.