CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE ACORDO COM O ÚLTIMO EDITAL
LÍNGUA
PORTUGUESA
1. Leitura e compreensão de textos
variados.
2. Modos de organização do discurso:
descritivo, narrativo, argumentativo.
3. Gêneros do discurso: definição,
reconhecimento dos elementos básicos.
4. Coesão e coerência: mecanismos,
efeitos de sentido no texto.
5. Relação entre as partes do texto:
causa, consequência, comparação, conclusão, exemplificação, generalização,
particularização.
6. Conectivos: classificação,
uso, efeitos de sentido.
7. Verbos: pessoa, número, tempo e modo.
8. Vozes verbais.
9. Transitividade verbal e nominal.
10. Estrutura, classificação e formação
de palavras.
11. Metáfora, metonímia,
hipérbole, eufemismo, antítese, ironia.
12. Gradação, ênfase.
13. Acentuação.
14. Pontuação: regras, efeitos de
sentido.
15. Recursos gráficos: regras,
efeitos de sentido.
MATEMÁTICA
1. Números naturais: Sistema de numeração decimal. Ordens e classes.
2. Números reais: Resolução de problemas
envolvendo as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
3. Divisibilidade: Múltiplos e
Divisores.
4. Proporcionalidade: Regra de três
simples e porcentagem.
5. Sistema Legal de Medidas: Medidas de comprimento,
área, volume, capacidade, massa e tempo.
6. Princípio Multiplicativo.
7. Volume do cubo e do
paralelepípedo retângulo.
8. Conservação, redução ou
ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando malhas
quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
9. Planificação de sólidos
geométricos. 10. Identificação de arestas, vértices e faces de um sólido
geométrico. 11. Construção e interpretação de gráficos e tabelas.
HISTÓRIA
1. Transformações e permanências: tempo do indivíduo e o tempo
social; tempo cronológico e tempo histórico, características dos sistemas
sociais e culturais, registro de tempo ao longo da história.
2. Ensino de História e direitos humanos: diferenças socioculturais
que caracterizam os espaços sociais (escola, a localidade, a cidade, o país e o
mundo), reconhecimento, valorização e respeito aos direitos humanos e à
diversidade cultural como fundamentos da vida social; cidadania e tolerância;
ensino de História para as séries iniciais do Ensino Fundamental; a disciplina
escolar e o saber histórico.
3.
Formação histórica brasileira: o estudo e a análise de situações históricas - o
período da colonização, processo de independência, período monárquico, a República,
desenvolvimento e consolidação da democracia, inserção no mundo globalizado -
reconhecimento e valorização da diversidade, responsáveis pela construção das
identidades individual e coletiva; perspectivas da construção do Brasil entre a
cidadania e o autoritarismo.
4. As relações sociais de 34 trabalho ao longo da história: impactos
da tecnologia nas transformações dos processos de trabalho, relações entre
trabalho e cidadania, trabalho urbano e trabalho rural; escravidão e
abolicionismo.
5.
Rio de Janeiro: Espaço, sociedade, política e cultura no município do Rio de
Janeiro.
GEOGRAFIA
1.
A Educação Geográfica e o Ensino Fundamental: o papel da Geografia na sociedade
contemporânea e na formação do indivíduo.
2.
Habilidades específicas para a alfabetização geográfica: lateralidade,
proporção, temporalidade, percepção sensorial, percepção do ambiente físico e
da paisagem, percepção social e identitária e noções de sociedade, cidadania,
lugar, espaço e território.
3.
Os processos da dinâmica natural (geológicos, geomorfológicos, climáticos,
hidrológicos, botânicos) e as formas espaciais resultantes.
4.
Fundamentos da Cartografia: orientação e localização, convenções, escalas,
projeções, formas de representação espacial e fusos horários.
5. Fundamentos da Demografia: distribuição
espacial da população, dinâmicas do crescimento demográfico, estrutura
populacional, movimentos populacionais, desigualdades socioeconômicas e
questões étnicas e de gênero.
6.
O universo do trabalho: os setores da economia, as atividades econômicas, as
profissões, a relação cidade/campo.
7.
Sustentabilidade: aproveitamento 35 econômico e gestão dos recursos naturais,
problemas ambientais resultantes, iniciativas para a conservação do meio
ambiente e responsabilidade social e individual.
8.
As diferentes escalas de organização espacial e regional: residência, rua,
bairro/comunidade, cidade/munícipio, estado, regiões, país, continente e mundo.
CIÊNCIAS
1. Educação
em ciências: conteúdo e metodologia.
2.
Alfabetização e letramento científico.
3. Histórico
do ensino de Ciências Naturais: fases e tendências dominantes.
4. Ciências
Naturais e Cidadania.
5. Ser humano
e saúde.
6. Matéria e
Energia.
7. Vida e
Evolução.
8. Terra e
Universo.
9. Recursos tecnológicos
10. Estados
físicos da matéria e mudanças de estado físico
11. Educação
Ambiental no ensino fundamental.
12. A
Pedagogia de Projetos no Ensino de Ciências.
FUNDAMENTOS LEGAIS DA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA:
1. Lei Federal nº 9.394 de 20/12/1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira.
2. Diretrizes Curriculares Nacionais: Parecer 04 CNE/SEB/98 e Resoluções 02 CNE/SEB/98 e 01 CNE/SEB/06.
3. Base Nacional Comum Curricular: Resolução CNE/CP Nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica.
4. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências.
5. Lei 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei no 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral.
6. Resolução nº 4/10 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
7. Resolução nº 7/10 Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Parecer CNE/CEB nº 11/2010 que dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.
Conhecimentos Pedagógicos:
Fundamentos Teóricos da Educação:
1. Perspectiva Histórica
da Educação.
2. Aspectos filosóficos e
sociológicos da Educação.
3. Aspectos psicológicos
do desenvolvimento humano e teorias da aprendizagem.
4. Currículo.
5. Concepções de
aprendizagem na perspectiva histórico-cultural.
6. Interdisciplinaridade.
7. Letramento no cotidiano
escolar.
Instrumentos Pedagógicos do Ensino e da Aprendizagem:
1. Projeto Político
Pedagógico.
2. Planejamento.
3. Avaliação: função,
objetivos e modalidades.
4. Projeto didático.
5. Metodologias de Ensino.