Curso
online preparatório para o concurso público da Secretaria de
Estado de Educação - SEEDUC, de acordo com o último edital,
com garantia de atualização e visualizações ilimitadas. Pacotes e
módulos com apresentação de questões comentadas em vídeo pelos
nossos professores, especialistas em concursos públicos,
proporcionando revisão e treinamento de qualidade. São
questões selecionadas da banca do seu concurso, ou que tenham
abordagem semelhante.
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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
PORTUGUÊS
PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE PROFESSOR DOCENTE I –
Professores: Tatiana
Rodrigues e Pedro
Henrique
Texto:
informações explícitas e implícitas; significado de palavras e
expressões; tema do texto.
Suporte,
gênero e enunciador do texto: Interpretação com o auxílio de
material gráfico diverso; textos de diferentes gêneros.
Relação
entre textos: diferentes formas de tratar uma informação; posições
distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou
tema; intertextualidade.
Coerência
e coesão Textuais: relações entre as partes do texto;
identificação da tese do texto; relação entre tese e argumentos;
partes principais e secundárias no texto; conflito gerador do enredo
e elementos da narrativa; relação causa/consequência entre partes
e elementos do texto; relações lógico-discursivas presentes no
texto.
Relações
entre recursos expressivos e efeitos de sentido: efeitos de ironia ou
humor em textos variados; efeito de sentido decorrente do uso da
pontuação e de outras notações, da escolha de uma determinada
palavra ou expressão; exploração de recursos ortográficos e
morfossintáticos.
Variação
linguística: marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o
interlocutor do texto.
CONHECIMENTOS
PEDAGÓGICOS PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE PROFESSOR DOCENTE I –
Professores: Antônio
Xavier, Márcia
Gil e Claudete
Pessôa
Aspectos
Filosóficos da Educação – o pensamento pedagógico moderno:
iluminista, positivista, socialista, escolanovista,
fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico.
Tendências
atuais: liberais e progressistas.
O
pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática
escolar.
Aspectos
Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação,
a Educação como processo social, as instituições sociais básicas,
educação para o controle e para a transformação social, cultura e
organização social, desigualdades sociais, a relação escola /
família / comunidade.
Educação
e Sociedade no Brasil.
Aspectos
Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento /
aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pens amento /
linguagem – a formação de conceitos, crescimento e
desenvolvimento: o biológico, o psicológico e o social.
O
desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Aspectos
do Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação
como processo, a relação professor / aluno; a função social do
ensino: os objetivos educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as
relações interativas em sala de aula: o papel dos professores e dos
alunos; a organização social da classe; os direitos da criança e
do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade; Diretrizes,
Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A
LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes
Curriculares para o Ensino Fundamental.
RESOLUÇÃO
Nº 1, de 30 de maio de 2012. Diretrizes Nacionais para a Educação
em Direitos Humanos.
CONHECIMENTOS
ESPECÍFICOS PROFESSOR DOCENTE I – Professores: Antônio
Xavier e Márcia
Gil
Fundamentos
da Educação: aspectos filosóficos, psicológicos, sociológicos,
biológicos e antropológicos.
A
História do Pensamento Pedagógico Brasileiro: teoria da educação,
as diferentes correntes do pensamento pedagógico brasileiro.
A
Organização da Educação Brasileira: aspectos legais, aspectos
políticos; o projeto político pedagógico, planejamento,
diagnóstico, pedagogia de projetos, a avaliação e Governo do
Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Educação seus
diferentes processos.
A
formação de professores para as séries iniciais do ensino
fundamental: realidade atual, avanços e retrocessos.
O
Papel do professor na sociedade do conhecimento e as novas
possibilidades tecnológicas no processo ensino/aprendizagem e no
acesso ao conhecimento.
Aspectos
teóricos e metodológicos da prática escolar, a diversidade na
educação.
A
Questão da Alfabetização A democratização da educação e o
processo de gestão participativa.
A
Educação Especial e a Inclusão na Educação.
A
Educação de Jovens e Adultos