Estudar: tempo x criatividade

Por Claudete Pessôa –

Edital publicado ou prestes a publicar e a pergunta mais frequente: será que vai dar tempo de se preparar adequadamente? Qual é o tempo ideal de dedicação para o sucesso na prova? Como conciliar a maratona de estudos com os demais compromissos diários?

Estudar é sempre um grande desafio. Exige metodologia, persistência e muita criatividade. Muitos idealizam um cenário ideal para desenvolver seus estudos e, em qualquer tropeço, paralisam todo o processo de aprendizado. Estar atento a estas armadilhas e crenças limitantes é o primeiro passo para a conquista.

A falta de qualquer condição ou cenário para a conquista nos impõe algo que o brasileiro tem talento natural para desenvolver: criatividade! A busca por alternativas é a solução para suprir nossas carências. Enxergar oportunidades sempre, seja nas situações mais inusitadas e fora do padrão. Pensar fora caixa para estudar sempre!

Quando eu estava estudando para a prova de Oficial de Justiça, já com o meu cargo de Técnica, com filho de 05 anos de idade e com uma casa para administrar, aprendi a usar o meu toda minha criatividade para enxergar todas os momentos com potencial para estudos durante a minha rotina diária.

Sabendo que fazer revisões periódicas da matéria é fundamental para solidificar o aprendizado, aproveitei todos os momentos possíveis para realizá-las: na condução, nas filas de espera (dentista, supermercado, banco…), lavando louça, fazendo faxina… seja através dos meus áudios que produzi logo após cada aprendizado, seja através dos meus resumos e esquemas de conteúdo. O mais importante era fazer, ainda que a qualidade não fosse a melhor, a quantidade de revisões era grande.

É preciso enxergar tudo o que te faz verdadeiramente perder tempo. Otimizar ao máximo o seu dia e suas tarefas. Por exemplo, eu não passava roupas, tirava do varal direto para o cabide e somente algumas precisavam passar pelo ferro quente. Priorizava usar tecidos que não amarrotam, é claro. Somos humanos e limitados, temos que ter plena consciência disso e otimizar todos os nossos recursos.

Priorizar os estudos não quer dizer atuar com exclusividade neste propósito, mas colocar esta meta prioritária como rotina, encontrando soluções para tudo que surgir para atrapalhar. Enxergar o problema e focar na solução. Prioridade e resiliência!A nossa postura também é fundamental. Uma mente criativa enxerga todos os pontos positivos deste momento de investimento pessoal. É necessário transformar o erro em crescimento, encontrar alternativa diante dos obstáculos e, principalmente, se manter de bom humor, na certeza de que está fazendo o seu melhor e que a conquista é uma questão de tempo. Decidir ser feliz durante a trajetória de estudos. Acreditar que esta postura já te faz um vencedor, pois muitos não tem a sua coragem. Não é sacrifício, é investimento!

Pelo amor de Deus, ninguém é burro por não ter o conhecimento necessário, apenas ainda está no processo de aprendizado. Enxergar cada conteúdo conquistado como vitória. Cuidar muito bem dele com revisões periódicas. Metodologia e resiliência te faz um vencedor.

Contato: Instagram: @claudetepessoa.oficial; e-mail: coordenacao@superprofessores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *