Seu objetivo não deve ser o cargo público

Por Claudete Pessôa –

Pessoas confundem objetivos, metas, sonhos com instrumentos de realização pessoal. Objetivar o cargo público é um erro muito comum que traz grandes frustrações. Pare um momento e pense: qual o seu objetivo de vida? Qual o seu sonho? O que você realmente quer ao enfrentar a maratona de estudos para concursos públicos?

O objetivo maior deve ser a realização, a conquista de uma vida mais confortável e estável, seja no campo profissional, seja no campo financeiro e a estas conquistas se somam as alegrias de proporcionar aos nossos entes queridos prazeres e confortos que antes negados pela carência de finanças.

Outro objetivo muito importante que pode ser concretizado através do cargo público é exatamente servir ao público, fazer a diferença na vida da população
brasileira, das pessoas que buscam junto à Administração Pública solução para seus problemas.

Então perceba, o cargo público é o instrumento de realização e não deve ser o seu objetivo maior, caso contrário, mesmo quando você conquistá-lo, virá a frustração de não saber qual o próximo passo. Acredite: isso acontece com várias pessoas!

Com foco apenas no cargo público, está equivocado quem estuda para um concurso, para aquele cargo. Erro muito comum! Então, após a prova, é muito comum relatos de concurseiros que se afirmam frustrados por não terem conseguido o cargo, por não terem gabaritado a prova, por serem obrigados a continuar estudando… e assim, não fazem a avaliação correta, porque estão com o objetivo de vida errado e, com isso, não enxergam os seus avanços, só visualizam derrotas, reclamam, se perdem, se arrependem e vivem este ciclo de derrotas e frustrações por falta de percepção do adequado plano de ação na conquista de seus objetivos.

Primeiro é preciso se reprogramar: o seu objetivo de vida não é o cargo público, ele é instrumento para você conquistar um futuro melhor; não se estuda para um concurso, se escolhe um nicho de atuação e encara as oportunidades (provas); estudar significa atitude inteligente de pessoa que decidiu realizar investimento pessoal naquilo que realmente fazer conquista acontecer, ou seja, investimento na aquisição de conhecimento e isso não acontece da noite para o dia: é preciso montar um plano de ação (estudos) e seguir com determinação e disciplina; a cada prova é preciso avaliar a sua evolução, pois em cada prova você precisa estar melhor que na última e isso é vitória!!

A conquista acontecerá para aqueles que não paralisam a cada prova. Cada erro deve ser transformado em aprendizado, basta analisar onde você precisa melhorar e agir para suprir esta deficiência. Chorar e lamentar só te atrasa, a vitimização aumenta a sua derrota, o tempo passa e o arrependimento vai chegar. Mude de atitude, encare o problema e foque na solução. E a solução só depende de você!

Desperte o herói que existe em você! Voe mais alto. Seja SUPER!

Contato: whatsapp 21 989227003 – Instagram @claudetepessoa.oficial – email coordenacao@superprofessores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *