Seja maior que sua melhor desculpa!

Por Claudete Pessôa –

Vida de concurseiro exige muita determinação para vencer uma montanha de obstáculos que vão se apresentando ao longo do caminho. É preciso ter certeza de que não será fácil e cabe a você decidir que tipo de concurseiro você será? Lutará por seu sonho ou sucumbirá aos problemas que surgem e te desafiam?

Vejo pessoas se vitimizando e aceitando a derrota antes dela ocorrer. Não é fácil ser vencedor, mas não é destino de ninguém ser perdedor. A cada concurso que
realizamos conquistamos crescimento e estamos mais próximo da posse. Os obstáculos existem e tem pessoas que possuem uma carga muito maior de dificuldades, mas isto não lhes tira o poder da conquista.

Muitos dizem: “Não estudo por que não tenho disciplina.” Afirmo: você tem disciplina sim, o que não se quer é enfrentar a falta de coragem e/ou de vontade para elaborar um plano de estudos e o cumprir. O hábito e a disciplina se conquistam com técnica e metodologia adequadas. Também afirmam: “não estudo por que não tenho apoio.” Você tem tudo que precisa dentro de você! O apoio das pessoas amadas ajuda, mas não é fundamental para sua vitória. Se você tem certeza do que quer e do seu potencial, conquistará independente de apoio e quando as pessoas perceberem sua determinação em construir o seu futuro, elas sucumbirão ao seu poder de decisão. Claro que a família fica carente e sofre com nossa ausência, mas com sabedoria conseguimos equilibrar tudo: estudos e família.

“Sou pobre e não tenho recursos para estudar.” Este também é um comentário muito comum. Eu, Claudete Pessôa, não tinha dinheiro para pagar a passagem do ônibus para finalizar o meu nível médio em pedagogia e nem para o curso preparatório para concurso. Andei muito e estudei com material doado e jamais recorri à pirataria pois esta poderá impedir a posse tão sonhada. A falta de recursos financeiros atrapalha, é claro, mas a falta de vontade atrapalha muito mais!

“Não tenho tempo para estudar.” Tempo é questão de prioridade. Qual é a sua prioridade? O que você realmente quer? O teu futuro depende do aprendizado do passado e das tuas atitudes no presente. Estudei no ônibus a caminho do trabalho, estudei nas madrugadas produtivas (de 03h às 06h da manhã de segunda a sexta). Não quero posar de heroína, apenas demonstrar que, quando estabelecemos a prioridade de nossa vida, encontramos solução para qualquer situação desafiadora.

“Odeio esta ou aquela matéria. Não consigo aprender com aquele professor.” São tantas desculpas… e em muitos casos temos a ocorrência de autossabotagem, quando minamos os nossos avanços, como medo de sair da rotina e enfrentar novos desafios. O pior inimigo pode estar dentro de você. Este é o pior dos obstáculos: aquele que criamos dentro de nós, pois ele deforma sua imagem e te impede de enxergar o seu potencial e em consequência, não se enxerga o futuro promissor. Não alimente este monstro, se necessário, busque ajuda profissional, mas jamais desista de você, das suas conquistas e sonhos!!

CONTATO: whatsapp 21 989227003 – Instagram @claudetepessoa.oficial – email coordenacao@superprofessores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *