Quem quer vencer, faz acontecer!

Por Claudete Pessôa –

Todos querem vencer, é claro! Entretanto, nem todos vencem, a grande maioria não realiza seus objetivos por falta de postura, direcionamento e orientação pessoal. A vitória está disponível para todos, basta “pagar o preço”, pois nada é de graça! Existem vários perfis pessoais. Tem aquele que não sabe o que quer… e quem não sabe o quer, deve aceitar o que vier… simples assim! Outro sabe o que quer, mas não sabe como fazer para conquistar… e o pior não é a ignorância e sim a inércia, pois, além de não saber, não busca conhecimento e nem assume a responsabilidade da pesquisa… viverá eternamente insatisfeito e colocando nos outros a culpa de sua estagnação e derrota.

Aquele que sabe o que quer e como fazer para conquistar precisa ser disciplinado e aqui existe um grupo grande que adota belas frases de efeito: “- não consigo…”, “- já tentei…”, “- não dá…” Conclusão: existe uma multidão, que sabe o quer, como fazer, mas prefere acreditar que não possui atributos, disciplina, talento, meios para sua conquista. Acomoda-se na zona de conforto da autopiedade e não percebe que a coragem não é para seres supremos ou divinos, a coragem é humana. Coragem é simplesmente fazer o que tem que ser feito, honestamente. É fazer mesmo que não goste do que tem que ser feito, pois, para vencer é necessário fazer o que é preciso e não apenas o que se gosta.

Disciplina é acordar todo dia e repetir e insistir e melhorar, ainda que a pequenos passos. Não existe uma transformação da noite para o dia, o desenvolvimento
pessoal exige tempo e esforço. Persistência é simplesmente continuar mesmo que seja muito duro se manter de pé. Mesmo que haja dúvidas se dará certo, às vezes é preciso passar pelo erro para adquirir o aprendizado.

Saber o que quer, como fazer e agir é missão de todos, mas que poucos se arriscam. Muitos me perguntam: como você consegue dar conta? Como você conseguiu acordar às 03h da madrugada para estudar por um ano? Como você conseguiu conquistar seu cargo mesmo tendo filho e casa para cuidar? Como? Acordando todos os dias e fazendo o que tinha que ser feito, sem pensar no sacrifício e sim acreditando no investimento pessoal.

Enxergar sacrifício, focar no que se perde, sofrer com cada processo… essa postura também atrapalha e atrasa qualquer conquista. Se a sua decisão é estudar, pare de sofrer com isso e se perceba vencedor em cada etapa conquistada. É como uma corrida de obstáculo. Existe a linha de chegada, a conquista maior; mas a cada obstáculo superado, uma vitória, uma alegria. Quem deixa para ser feliz apenas no final, também perde muito, pois deixa de viver o crescimento, o aprendizado, a alegria da trajetória de superação.

“A autopiedade mente para você sobre quem você é e, depois, rouba de você quem você poderia ser.” Silmar Coelho, conclui muito bem o perigo desta zona de conforto. Tomar para si a responsabilidade de se superar é a solução para a construção de um futuro de muito orgulho, pois pior que o fracasso é o arrependimento da inércia. A vida cobra preço alto para aqueles que se pouparam. Viva a vida, arrisque-se!

Contato: whatsapp 21 989227003 – Instagram @claudetepessoa.oficial – email coordenacao@superprofessores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *