Crenças Limitantes

Por Claudete Pessôa –

Bora estudar?! Quais seus sentimentos ao ouvir esta pergunta? Alegria ou pesar? Motivação ou preguiça? Empolgação ou desânimo? Se você integra o pequenino grupo de pessoas com reações positivas a este convite, parabéns! Mas…se você é como a grande maioria e não se empolga com este convite, esclareço que a culpa não é sua!! A boa notícia é que você pode se reprogramar e parar de sofrer, basta assumir suas decisões e emoções.

Culturalmente, no Brasil, os estudos estão atrelados a sofrimento, desalento, obrigação, perdas (de lazer, convívio com pessoas amadas, sono…) e para piorar: o ápice dos estudos no sistema educacional brasileiro se destina, quase que unicamente, a fazer provas e mais provas visando a obtenção de um diploma. Conquistado este… e agora? Descobrimos que a vida exige muito mais que papel emoldurado e conteúdo!

Estar preparado para tomar decisões e arcar com o ônus e o bônus de nossas escolhas é ter a maturidade de perceber que não existem perdas e sim atitude de quem sabe o que quer e qual caminho seguir e que, ainda que hajam erros, estes serão transformados em aprendizado para que no futuro a decisão seja mais sábia. Decidir e assumir suas escolhas é estar em constante construção e aperfeiçoamento pessoal.

Afastar crenças limitantes que só trazem sofrimento e atraso nos seus projetos de vida deve ser a primeira decisão de qualquer concurseiro de sucesso. O modelo educacional e a tradição brasileira nos colocou algumas crenças totalmente equivocadas: estudar é sofrimento; professor sabe tudo e aluno não sabe nada; prova é o dia da morte; nota baixa é coisa de gente burra, de fracassados; tem matéria que não gosto; tem matéria que não consigo aprender; as outras pessoas são inteligentes; todo mundo aprende, menos eu; só se aprende de um jeito; existem perguntas idiotas; disciplina é coisa de gente infeliz; rotina é horrível… são tantas certezas desprovidas de fundamento e que nos travam o caminhar e o pior: nem percebemos… a reprogramação pessoal pode ser a melhor solução. Decida mudar! Decida monitorar seus pensamentos e suas crenças. Enxergue isso!!

Não existe uma maneira certa de estudar, existe uma metodologia apropriada para cada objetivo, mas esta deve ser moldada ao seu perfil e à sua rotina. Aprender sem sofrer sempre foi o meu objetivo com os meus alunos. Transformar uma matéria densa e complicada em um bate papo de conteúdo é uma metodologia que uso há anos e que traz resultados fáticos, tendo em vista que meus alunos costumam gabaritar minhas matérias nas provas de concurso público.

Tornar o ato de estudar uma decisão totalmente sua e perceber o ganho pessoal desta atitude é fundamental para a felicidade da conquista. Ter a maturidade de encarar o cansaço e eventual dor como consequência natural de sua escolha e não como sofrimento ou derrota, fará total diferença no exercício da disciplina diária, na criação de uma rotina de sucesso. A escolha é sua! Se quer um futuro diferente da maioria, precisa ter, hoje, atitudes diferentes dos demais. Simples assim! Seja SUPER!

CONTATO: whatsapp: 21 989227003 – Instagram: @claudetepessoa.oficial – email: coordenacao@superprofessores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *