Curso
online preparatório para o concurso público do Município do Rio de Janeiro,
para o(s)
cargo(s) de PAEI de acordo com o último edital.
Não basta estudar é preciso saber estudar! Para estar no topo da
lista de classificação e conquistar a sua vaga, você precisa adotar metodologia
própria de estudos em concursos públicos. Na aquisição do pacote completo você
contará com a orientação em vídeo da nossa especialista e Super
Coach Claudete Pessôa sobre a metodologia adequada para otimização e eficiência
dos estudos.
Nossos pacotes
teóricos são estruturados ponto a ponto de cada edital, com garantia de
atualização e visualizações ilimitadas.
PACOTE TEÓRICO
Pacotes e módulos com teoria
abordada de forma objetiva e direta ponto a ponto do seu edital, de
acordo com avaliação pedagógica do professor. Trata-se de pacote
predominantemente teórico, podendo conter exercícios de fixação.

1.1 As provas
objetiva e discursiva serão realizadas no dia 17/03/2019 e terá a duração de
4h, incluindo a marcação do cartão-resposta; 1.2 será considerado habilitado o
candidato que obtiver: • na Prova Objetiva, 50% (cinquenta por cento) de pontos
do total da prova e que não obtenha nota zero em nenhuma prova por conteúdo,
conforme o estabelecido no quadro acima; • na Prova Discursiva, o mínimo de
15,0 (quinze) pontos; 1.3 Toda e qualquer legislação com entrada em vigor após
a data de publicação deste Edital, bem como alterações em dispositivos legais e
normativos a ele posteriores, não serão objeto de avaliação na prova do
Concurso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (organizado pela
direção pedagógica, considerando o último edital):
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA AS PROVAS
OBJETIVA E DISCURSIVA LÍNGUA PORTUGUESA – Professores Tatiana Rodrigues e Pedro
Henrique
1. Compreensão
de textos contemporâneos. 1.1 Localização de informações explícitas e
implícitas no texto. 1.2 Significado de vocábulos e expressões em função do
contexto. 1.3 Uso significativo dos diferentes recursos gramaticais no texto.
1.4 Denotação e conotação – figuras de linguagem.
2. Estrutura
e formação de palavras; emprego das diferentes classes de palavras. 2.1 Valor
semântico de elementos mórficos. 2.2 Uso e função do artigo, dos pronomes e
numerais. 2.3 Valor substantivo, adjetivo e adverbial dos vocábulos
portugueses. 2.4 Emprego de preposições e conjunções que conferem coesão e
coerência ao texto escrito.
3. Relações de sentido entre segmentos do texto.
4. Variação linguística e adequação no uso da
língua às situações de comunicação.
5. Ortografia. 5.1 Emprego de letras. 5.2
Acentuação gráfica (conforme o atual Acordo Ortográfico).
6. Flexão verbal – valor semântico de tempos e
modos. 6.1 Correlação entre tempos verbais. 6.2. Concordância verbal.
7. Concordância nominal.
8. Regência
nominal e verbal – o fenômeno da crase.
9. Uso e função dos sinais de pontuação.
MATEMÁTICA – Professor Luciano Pacheco
1. Números
reais: Resolução de problemas envolvendo as operações de adição, subtração,
multiplicação e divisão.
2. .
Divisibilidade: Múltiplos e Divisores.
3. Proporcionalidade: Regra de três simples e
porcentagem.
4. Sistema
Legal de Medidas: Medidas de comprimento, área, volume, capacidade, massa e
tempo.
5. Princípio Multiplicativo.
6. Volumes dos principais sólidos geométricos.
7. Conservação,
redução ou ampliação de perímetros e áreas das principais figuras planas usando
malhas quadriculadas. Cálculo de áreas e perímetros.
8. Relacionar figuras tridimensionais com suas
respectivas planificações.
9. Reconhecer arestas, vértices e faces de um
sólido geométrico.
LEGISLAÇÃO BRASIL – Professores: Antônio
Xavier, Claudete Pessôa e Márcia Gil
Ministério
da Educação e Cultura. Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, Brasília,
1996.
Constituição
da República Federativa do Brasil. Brasília, capítulo III, seção I, 1988.
_______.
Emenda
constitucional nº 59 de 11 de novembro de 2009. _______.
Estatuto
da Criança e do Adolescente – ECA (Lei nº 8.069), Brasília 1990. _______.
Ministério
da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais
para a Educação Infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC,
SEB, 2010. ________.
Lei
nº 13.005 de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação. Meta 1 e
respectivas estratégias - Brasília, 2014. ________.
Ministério
da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular/
Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB. RIO DE JANEIRO.
Lei
nº 6.362 de 28 de maio de 2018, Meta 1 e respectivas estratégias. RIO DE
JANEIRO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
INFANTIL (prova objetiva e discursiva) – Professora Márcia Gil - EM GRAVAÇÃO
1.
Práticas e concepções de Educação Infantil.
2.
Currículo na Educação Infantil.
3.
Espaço e tempo no cotidiano da Educação Infantil.
4.
Observação e registro na Educação Infantil. REFERÊNCIAS: HORN, Maria da Graça
Souza. Brincar e interagir nos espaços da escola infantil. Porto Alegre: Penso,
2017. OSTETTO, Luciana Esmeralda. Educação infantil: saberes e fazeres da
formação de professores. Campinas: Papirus, 2012 ________. Registros na
Educação Infantil. Pesquisa e prática pedagógica. Campinas: Papirus, 2018.
RAMOS, Zilma. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7 ed. São Paulo: Cortez,
2011. RIO DE JANEIRO. Orientações Curriculares para a Educação Infantil.
Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2010. _____________.
Orientações para profissionais da Educação Infantil. Secretaria Municipal de
Educação do Rio de Janeiro, 2010. _____________. Planejamento na Educação
Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2011.
______________. Orientações para organização da sala na Educação Infantil:
ambiente para a criança criar, mexer, interagir e aprender. Secretaria
Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2013. ______________. A avaliação na
Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2013.
______________. Orientações ao professor de Pré-escola I e II. Secretaria
Municipal de Educação do Rio de Janeiro, 2013. ______________. O fazer das
artes plásticas na Educação Infantil. Secretaria Municipal de Educação do Rio
de Janeiro, 2012.