Língua Portuguesa – Professores Pedro Henrique e Tatiana Rodrigues
1.Compreensão e interpretação de texto.
2. Tipos e gêneros textuais.
3. Norma padrão e variantes linguísticas.
4.Ortografia oficial em vigor.
5. Pontuação
6. O processo de comunicação e as funções da linguagem
7. Coerência e coesão textual.
8. Estrutura morfossintática: frase, oração, períodos compostos por coordenação e subordinação.
9. Conectivos: valores lógico-semânticos.
10. Regências verbal e nominal
11. Colocação pronominal.
12. Uso do sinal indicativo de crase.
13. Emprego de nomes, pronomes, conjunções, advérbios, preposições, modos e tempos verbais, emprego dos pronomes pessoais e das formas de tratamento.
14. Emprego do pronome relativo.
15. Emprego das conjunções e das preposições.
16. Semântica: polissemia, sinonímia, paronímia, homonímia, denotação e conotação, figuras de linguagem.
17. Processos de formação de palavras: prefixo e sufixo.
18. Derivação e Composição.
19. Neologismos e estrangeirismos.
Raciocínio Lógico Matemático - Professor Luciano Pacheco
Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões.
Lógica sentencial (ou proposicional).
Proposições simples e compostas.
Tabelas verdade.
Princípios de contagem e probabilidade.
Operações com conjuntos.
Conhecimentos Pedagógicos – Professora Márcia Gil
LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação;
Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil;
Base Nacional Comum Curricular da Educação Infantil
Brincadeira;
Psicologia da educação;
Leitura e escrita na Educação Infantil;
Avaliação na Educação Infantil;
Concepções de Aprendizagem
Teorias de aprendizagem (Piaget e Vygotsky)
Principais teóricos na educação infantil
Rotinas na educação infantil