PORTUGUÊS
Compreensão e interpretação de
texto. Modos de organização textual: descrição, narração e
dissertação/argumentação.
Coerência e coesão textual.
Intertextualidade. Polifonia. Níveis de linguagem. Uso e adequação da língua à
situação de comunicação. Discurso direto e indireto. Adequação vocabular.
Prosódia e semântica: denotação, conotação e ambiguidade. Polissemia.
Homonímia, sinonímia, antonímia e paronímia. Ortoépia e prosódia.
A norma culta.
Sistema ortográfico vigente.
Relação grafema/fonema.
Acentuação gráfica e sinais
diacríticos. Pontuação.
Estrutura e formação das palavras.
Classes de palavras. Emprego das classes gramaticais.
Colocação de pronomes átonos.
Flexão nominal e flexão verbal.
Verbos regulares, irregulares,
defectivos e anômalos; vozes verbais, locuções verbais e tempos compostos.
Termos da oração.
Processos de coordenação e
subordinação (valores sintáticos e semânticos).
Regência nominal e verbal.
Crase.
Concordância nominal e verbal.
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
Aspectos Filosóficos da Educação – o
pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola
novista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O
pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar.
Aspectos
Sociológicos da Educação – as bases sociológicas da Educação, a Educação
como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle
e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades
sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no
Brasil.
Aspectos Psicológicos da Educação – a relação desenvolvimento /
aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a
formação de conceitos, crescimento e desenvolvimento: o biológico, o
psicológico e o social. O desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Aspectos do
Cotidiano Escolar – a formação do professor; a avaliação como processo, a
relação professor / aluno; a função social do ensino: os objetivos
educacionais, os conteúdos de aprendizagem; as relações interativas em sala de
aula: o papel dos professores e dos alunos; a organização social da classe; os
direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade;
Diretrizes,
Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o
Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para
o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental.